Imagem: reprodução
Os proprietários de veículos emplacados na Bahia têm somente até a próxima terça-feira (10) para aproveitar o desconto de 15% no pagamento antecipado do IPVA 2026. O benefício, considerado um dos maiores do país, foi confirmado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) e é válido exclusivamente para pagamento à vista.
De acordo com a Sefaz-Ba, o desconto é calculado de forma automática em todas as plataformas habilitadas e pode ser obtido por meio da plataforma ba.gov.br ou nos caixas eletrônicos e aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, mediante a informação do número do Renavam do veículo.
A Secretaria da Fazenda e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) alertam, no entanto, que o desconto se aplica apenas ao IPVA. Para que o veículo esteja totalmente regularizado, é necessário realizar o pagamento do licenciamento integrado, que reúne o IPVA, a taxa de licenciamento anual — de responsabilidade do Detran-Ba — e eventuais multas.
Outro ponto reforçado pelos órgãos estaduais é que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado para o endereço do contribuinte. Assim, após a quitação do licenciamento, o documento deve ser gerado digitalmente no ba.gov.br, podendo ser salvo no celular ou impresso.
O Estado da Bahia ampliou as facilidades de pagamento ao permitir a quitação à vista via Pix, em qualquer instituição bancária. O licenciamento integrado pode ser realizado de forma 100% digital pela plataforma ba.gov.br. Para isso, o contribuinte deve acessar o sistema, entrar com usuário e senha, selecionar a opção “Pagar Licenciamento Cota Única”, informar o número do Renavam e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já contém código de barras e QR Code para pagamento.
Esta é a terceira vez que a modalidade digital de pagamento é adotada pela Sefaz-Ba, em parceria com o Detran-Ba e a Secretaria da Administração (Saeb), responsável pela gestão da plataforma. O acesso ao ba.gov.br também pode ser feito com usuário e senha do gov.br, sistema digital unificado do Governo Federal. Além disso, as plataformas digitais e caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob seguem habilitados para o pagamento do licenciamento integrado.
Fonte: Blog do Valente

Postar um comentário