TV Minha Notícia

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Queiroga anuncia compra de antiviral contra a varíola dos macacos

 



O ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, anunciou que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat, usado contra a varíola dos macacos. Através das redes sociais, nesta segunda-feira (1º), o gestor informou que a compra do medicamento será realizada por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

“O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS, o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox (varíola dos macacos) no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, informou o ministro.

Uma pesquisa publicada na revista científica “The Lancet Infectious Diseases”, do grupo “The Lancet”, apontou que o antiviral se mostrou promissor em reduzir a duração dos sintomas. Os pacientes tratados com o tecovirimat, segundo o estudo, tiveram duração menor dos sintomas e expeliu vírus por menos tempo pelo sistema respiratório.

Na última sexta-feira (29), o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte causada pela varíola dos macacos no país. Segundo informações do G1, o caso foi registrado em Uberlândia (MG), na quinta-feira (28) e a vítima se trata de um homem com baixa imunidade.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil registra 1.369 casos confirmados de varíola dos macacos no país.

Por estados, a divisão fica assim: São Paulo (1.031), Rio de Janeiro (169), Minas Gerais (63), Distrito Federal (20), Paraná (21), Goiás (18), Bahia (11), Ceará (4), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (7), Tocantins (1) , Acre (1), Amazonas (1), Rio Grande do Sul (6), Mato Grosso do Sul (5), Amazonas (1), e Santa Catarina (7).

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››