Das 36.868 declarações do imposto de Renda Pessoa Física entregues este ano, 869.302 ficaram retidas na malha fina. O balanço foi divulgado pela Receita Federal nesta quinta-feira (30), data em que foi pago o último lote de restituição deste ano. Entre as declarações retidas, 666.647 são declarações com imposto a restituir; 181.992 com imposto a pagar, e 20.663 com saldo zero.
Em 41,4% dos casos, a Receita identificou omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, ou do titular ou de dependentes declarados. A retenção da declaração ocorreu também por inconsistências nas deduções (30,9% dos casos), divergências nos valores pagos efetivamente pago via Dirf e o que consta na declaração (20%) e outras pendências, como deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar (7,7%).
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), no site da Receita Federal. Havendo pendências, há três alternativas: apresentação de uma declaração retificadora, aguardar um comunicado da Receita e apresentar a documentação exigida ou apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato. No último caso, o contribuinte deve formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal, também via e-CAC.Bahia.ba
0 $type={blogger}: