TV Minha Notícia

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Quase 870 mil declarações do IR ficaram retidas na malha fina

 


Das 36.868 declarações do imposto de Renda Pessoa Física entregues este ano, 869.302 ficaram retidas na malha fina. O balanço foi divulgado pela Receita Federal nesta quinta-feira (30), data em que foi pago o último lote de restituição deste ano. Entre as declarações retidas, 666.647 são declarações com imposto a restituir; 181.992 com imposto a pagar, e 20.663 com saldo zero.

Em 41,4% dos casos, a Receita identificou omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, ou do titular ou de dependentes declarados. A retenção da declaração ocorreu também por inconsistências nas deduções (30,9% dos casos), divergências nos valores pagos efetivamente pago via Dirf e o que consta na declaração (20%) e outras pendências, como deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar (7,7%).

Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), no site da Receita Federal. Havendo pendências, há três alternativas: apresentação de uma declaração retificadora, aguardar um comunicado da Receita e apresentar a documentação exigida ou apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato. No último caso, o contribuinte deve formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal, também via e-CAC.Bahia.ba

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››