TV Minha Notícia

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Equipes de Saúde de Cairu participam de capacitação de prevenção ao sarampo promovida pela Sesab


Técnicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Cairu participaram nesta terça-feira (12/11) da capacitação promovida pela Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) voltada para prevenção do sarampo. A ação faz parte da estratégia de combate ao sarampo realizada pelo Núcleo Regional Sul de Saúde. O sarampo ocorre uma vez na vida, e se a pessoa já teve a doença não precisa vacinar outra vez. A imunização acontece de forma normal para crianças até os cinco anos. Acima dessa idade até aos 29 anos, é preciso duas doses da tríplice viral para o indivíduo ser imunizado. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, dos 30 aos 49 anos, com apenas uma dose do tríplice viral já conta como imunizado.
Entre as recomendações que estão sendo feitas para os profissionais de saúde estão a intensificação vacinal com tríplice viral, visando a melhoria da cobertura, de forma seletiva, conforme o calendário de vacinação; notificação imediata dos casos suspeitos; busca ativa de casos suspeitos, e capacitação das equipes municipais para respostas rápidas frente a ocorrência de casos.
Os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo. Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro. ASCOM

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››