terça-feira, 23 de julho de 2019

Secretaria de Saúde de Cairu assina termo de compromisso para projeto executado pelo Hospital Albert Einstein, Sesab e Ministério da Saúde


A  Secretaria de Saúde de Cairu participou nesta segunda-feira (22), no Centro de Cultura de Valença, do primeiro workshop para implantação do projeto PlanificaBahia. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), com o Ministério da Saúde e com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, a iniciativa trata da organização da atenção básica em rede com a atenção ambulatorial especializada e tem como objetivo apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde na organização dos macroprocessos desenvolvidos nestes pontos de atenção, na lógica das Redes de Atenção à Saúde. Essa proposta permitirá às equipes de saúde dos dois níveis de complexidade desenvolverem o planejamento e a organização da atenção à saúde, baseados em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, em busca da correta operacionalização da rede.
Na oportunidade, o prefeito Fernando Brito e a secretária da Saúde de Cairu, Italuana Guimarães, assinaram  o Termo de Compromisso para a efetivação do Plano de Ação e consolidação da Planificação. O Baixo Sul é a segunda região baiana a integrar o projeto. A etapa preparatória vem ocorrendo desde abril deste ano, quando a proposta foi detalhada para os municípios convidados a compor o projeto. Os gestores municipais de saúde das duas regiões realizaram definições importantes, como o Grupo Condutor Regional e os locais e datas dos primeiros encontros presenciais.
De acordo com a secretária da Saúde, Italuana Guimarães, a iniciativa irá fortalecer e aperfeiçoar o sistema ofertado à população. " O foco será na qualificação do corpo técnico,  padronizando procedimentos ao mesmo nível do  Hospital Albert Einstein, considerado um dos hospitais de excelência do Brasil, e que é o executor do projeto. Isto tornará o atendimento mais eficiente e eficaz para comunidade”, pontuou a secretária.
Para o prefeito Fernando Brito, o projeto será mais um avanço significativo para saúde cairuense. "Há um ano com a implantação da Policlínica Regional demos um salto de qualidade no atendimento de procedimentos médicos, acredito que este projeto daremos mais um importante passo para ofertar um sistema de saúde pautado pela busca da excelência, um sistema de saúde mais humanizado  e focado no usuário", frisou o gestor municipal.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››