A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização da segunda fase do ensaio clínico do medicamento oral contra a dengue, EYU688, desenvolvido pela farmacêutica Novartis Biociências. A autorização foi divulgada na última terça-feira (22), um dia após ser publicada oficialmente. O estudo tem como objetivo testar a eficácia e a segurança do fármaco em pacientes infectados pela doença.
De acordo com o Metro 1, ensaio clínico não se limita ao Brasil, sendo também realizado em Cingapura, Índia, Malásia e Vietnã. No Brasil, 38 pacientes participarão desta fase, distribuídos entre centros de pesquisa clínica nas cidades de Brasília-DF (7), Sorocaba e São José do Rio Preto-SP (17), Manaus-AM (7) e Rio de Janeiro-RJ (7).
Com o aumento expressivo de casos de dengue no Brasil, onde já foram registrados mais de 6,5 milhões de casos prováveis e 5.661 mortes até esta terça-feira, a expectativa é que o medicamento possa representar um avanço significativo no combate à doença. A fase 2 do estudo será crucial para determinar se o medicamento EYU688 pode ser uma solução viável no tratamento da dengue.
Fonte: Blog do Valente
0 $type={blogger}: