Tem circulado, principalmente em grupos de whatsapp, uma informação falsa afirmando haver um site onde eleitores podem saber em quem ele votou. Acontece que o site é falso. Não há possibilidade deste tipo de verificação de votos, uma vez que o voto é sigiloso. As mensagens, buscando validar a informação, associam o site ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“O super sistema eleitoral do Xandão. O cúmulo do absurdo. O voto não é secreto, mas a apuração sim. Eles sabem em quem você votou no segundo turno das eleições presidenciais” e “O Argentino acabou de vazar o voto presidencial de todos os brasileiros no TSE. Confira nesse site se o seu voto caiu certinho na urna. O meu caiu, da minha esposa não”, dizem as mensagens que promovem o site.
O domínio vejaseuvoto.info pede que os usuário coloquem seu CPF pratica extremamente perigosa e que facilita o roubo de dados. Após o eleitor colocar o CPF, segundo informações do site Terra, na sequência, aparecia: “zona eleitoral oculta por proteção” e “voto em XX no 2º turno”. Acontece que aparece um voto qualquer, já que a página não usa nenhum tipo de informação proveniente da Justiça Eleitoral.
“Antes de tudo, é preciso destacar que o voto digitado na urna eletrônica, além de sigiloso, é inviolável, conforme prevê a Constituição Federal. Além disso, não há como vincular a autoria de um voto registrado na urna a um eleitor específico”, assegurou o TSE, no domingo (11).
De acordo com o TSE, o site é falso e retorna informações com qualquer número que se insira, mesmo não sendo de CPF válido. Ou seja, qualquer número aleatório que seja digitado, mesmo que não seja o CPF, indicará a mensagem “você votou 13”. Blog do Valente
P
0 $type={blogger}: