quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Site falso pede que usuários coloquem CPF para revelar voto das eleições 2022

SHARE

 


Tem circulado, principalmente em grupos de whatsapp, uma informação falsa afirmando haver um site onde eleitores podem saber em quem ele votou. Acontece que o site é falso. Não há possibilidade deste tipo de verificação de votos, uma vez que o voto é sigiloso. As mensagens, buscando validar a informação, associam o site ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O super sistema eleitoral do Xandão. O cúmulo do absurdo. O voto não é secreto, mas a apuração sim. Eles sabem em quem você votou no segundo turno das eleições presidenciais” e “O Argentino acabou de vazar o voto presidencial de todos os brasileiros no TSE. Confira nesse site se o seu voto caiu certinho na urna. O meu caiu, da minha esposa não”, dizem as mensagens que promovem o site.

O domínio vejaseuvoto.info pede que os usuário coloquem seu CPF pratica extremamente perigosa e que facilita o roubo de dados. Após o eleitor colocar o CPF, segundo informações do site Terra, na sequência, aparecia: “zona eleitoral oculta por proteção” e “voto em XX no 2º turno”.  Acontece que aparece um voto qualquer, já que a página não usa nenhum tipo de informação proveniente da Justiça Eleitoral.

“Antes de tudo, é preciso destacar que o voto digitado na urna eletrônica, além de sigiloso, é inviolável, conforme prevê a Constituição Federal. Além disso, não há como vincular a autoria de um voto registrado na urna a um eleitor específico”, assegurou o TSE, no domingo (11).

De acordo com o TSE, o site é falso e retorna informações com qualquer número que se insira, mesmo não sendo de CPF válido. Ou seja, qualquer número aleatório que seja digitado, mesmo que não seja o CPF, indicará a mensagem “você votou 13”. Blog do Valente

P

SHARE

Author: verified_user

0 $type={blogger}: