TV Minha Notícia

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Oficina de restauração de peças sacras será criada em Cairu

 


Imagem primitiva de Nossa Senhora do Rosário, do século XVI. Primeira padroeira de Cairu, restaurada recentemente. Uma das peças principais do Memorial do Rosário.

O prefeito Hildécio Meireles foi bastante aplaudido, na semana passada, pelo grande número de convidados que compareceram ao ato de entrega da restauração da Igreja Matriz e de abertura à visitação pública do Memorial do Rosário, quando anunciou a futura instalação de uma oficina permanente de restauração de peças sacras, que funcionará nas dependências da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. A ideia é atender a necessidade do município e solicitações externas, dentro de um modelo que também capacite jovens para atuarem na recuperação do patrimônio histórico-cultural.

Caberá ainda ao projeto serviços na área de preservação de bens imóveis e móveis, assessoria técnica, consultoria, pesquisa e inventário. “Acho uma ideia excelente. Temos um acervo significativo de arte sacra em Cairu e na Região do Baixo Sul. Em breve será iniciada a restauração da Igreja do Divino Espírito Santo da Velha Boipeba e a conclusão do restauro do Convento de Santo Antônio. Ter uma mão de obra local preparada para participar dessas missões será muito importante”, diz o renomado restaurador Orlando Ramos.

Para Hildécio Meireles, a Sede de Cairu está prestes a viver um grande momento. “Precisamos melhorar as condições de vida das pessoas, torná-las independentes da prefeitura como empregadora, incentivarmos o surgimento de novos negócios e temos aqui um produto extraordinário para ser mostrado, gerador de renda, que é a nossa cultura. Por isso continuamos investindo ativamente na restauração e preservação do nosso patrimônio histórico. A criação de uma oficina permanente, numa parceria da secretaria municipal de Cultura com os restauradores, se insere perfeitamente no nosso planejamento, pois será um espaço de restauração contínua de peças sacras e de formação técnica, que atenderá as necessidades das nossas igrejas, de qualquer igreja da região, do estado, do país e do mundo”, definiu o prefeito de Cairu.

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››