TV Minha Notícia

terça-feira, 20 de julho de 2021

Cirurgias eletivas são retomadas na Bahia depois de mais de um ano suspensas

 


Suspensas desde março de 2020 em razão da pandemia, as cirurgias eletivas foram retomadas nesta segunda-feira (19) na rede pública estadual. O retorno, no entanto, é gradativo e deve  observar o “uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares, atualmente com risco de desabastecimento no mercado”.

 No primeiro momento, as unidades poderão realizar todos os procedimentos ambulatoriais de pequenas cirurgias, sob anestesia local; cirurgias com anestesia locorregional; e procedimentos com bloqueio de plexo, raqui e peridural. 
 
Já as cirurgias com indicação de anestesia geral estão limitadas a 25% da capacidade operacional mensal de cada unidade. A referência para o cálculo desta capacidade deve ser  o ano de 2019. A exceção são para os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, como em cirurgias oncológicas e cardíacas.

Thank you for watching

Outra recomendação da retomada é que os pacientes internados não recebam visitas, mesmo que em leitos de enfermaria. Os acompanhantes estão liberados em unidades de internação abertas apenas para pacientes que necessitem de cuidado durante o período de internamento, conforme avaliação das equipes de cuidado multiprofissional e médica, com exceção dos casos previstos em lei. Voz da BAHIA

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››