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terça-feira, 6 de abril de 2021

Guia de comercialização da agricultura familiar terá lançamento internacional no próximo dia 8

 


Será lançado, nesta quinta-feira (08/4), o Guia Prático para Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar: Lições aprendidas no período de pandemia e novas perspectivas. O evento será transmitido a partir das 15h, pelo canal no Youtube @SDRBahia da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e abordará em sua programação o processo de produção da publicação, desafios e aprendizados, bem como contará com um painel com experiências exitosas de comercialização durante a pandemia.

O Guia foi desenvolvido pela Central de Comercialização de Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga – CECAAT), com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e contém as lições aprendidas no período da pandemia, as novas perspectivas e muitas dicas sobre quintais produtivos, animais de pequeno porte, produtos processados e artesanato, que irão ajudar os agricultores familiares a venderem mais. 

A publicação é baseada em exemplos práticos da Central da Caatinga e dos projetos Fida no Brasil, como o Pró-Semiárido, na Bahia, Paulo Freire, no Ceará, Procase, na Paraíba, Viva o Semiárido, no Piauí, Dom Távora, em Sergipe e o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC). Para o oficial de programas Fida no Brasil, Hardi Vieira, esta publicação congrega experiências que certamente renderão bons aprendizados para quem tiver acesso.

O evento virtual é uma realização da Central de Comercialização de Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga – CECAAT), Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular do FIDA – América Latina e Caribe e Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinaciamento do Fida. Terá a participação de representantes de diversas entidades de Governos, nacional e internacional, a exemplo de membros do Fida, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), SDR/CAR e Central da Caatinga.

A publicação está disponível no link: http://centraldacaatinga.com.br/Guia-de%20comercializacao/, para quem se interessar em consultá-lo, baixando a edição completa ou ter acesso ao áudio, disponível na íntegra nesse mesmo endereço, em formato de podcast.

Pró-Semiárido e Central da Caatinga

A Central da Caatinga tem recebido apoio do Pró-Semiárido para fortalecimento das suas ações. Um bom exemplo é o Armazém da Agricultura Familiar que está sendo construído no município de Juazeiro, Território de identidade Sertão do São Francisco, que será gerido pela Central, e contará com um espaço amplo, moderno e bem localizado para a comercialização de produtos in natura, beneficiados e processados.

“Vale destacar que o Fida já tem uma forte colaboração com a Central da Caatinga, por meio do projeto Pró-Semiárido, desenvolvido pelo Fida em parceria com a SDR/CAR do estado da Bahia. A Central tem um papel muito importante no projeto em termos de comercialização, mas também por meio das cooperativas ligadas à Central como a Copopercuc, que o Fida vem apoiando há muitos anos, e agora se expandindo para apoiar o projeto em termos de assistência técnica. Isso é um passo importante, onde o Fida, de forma direta, fez este acordo com a Central da Caatinga e vai dar uma grande visibilidade à Central”, acrescenta Hardi Vieira.

Fonte: SDR

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