TV Minha Notícia

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

IDES propõe documentário Trilha Patrimonial Caretas e Zambiapungas


 Zambiapunga: Zambi (Deus) + Punga (homem) – Deus supremo do povo bantu.

Esse é o significado do nome de uma das maiores manifestações culturais da nossa região, um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e que agora está sendo objeto de pesquisa do projeto “Trilha Patrimonial Caretas e Zambiapungas”, proposto pelo IDES – Instituto de Desenvolvimento sustentável do Baixo Sul da Bahia.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria da Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC – Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O objetivo é salvaguardar do patrimônio imaterial Caretas e Zambiapungas do Baixo Sul, através dos saberes e fazeres dos mestres e detentores destas práticas tradicionais. Na primeira etapa (pré-produção), foi realizada a identificação e mapeamento dos pontos de referência nos quatro municípios (Valença, Taperoá, Nilo Peçanha e Cairú) onde estão baseados os grupos.

Seguindo um processo de filmagens, pesquisas e depoimentos, o projeto culminará na produção de um documentário e um livro sobre este tão importante bem da nossa cultura, garantindo sua perpetuidade.

Fonte: Ascom/IDES

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››