TV Minha Notícia

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Vacina contra coronavírus testada em humanos gera resposta segura

Foto: Lucas Lins/ ASCOM/ PMLF
Foto: Lucas Lins/ ASCOM/ PMLF

Resultados do teste da primeira vacina contra o coronavírus testada em pessoas parece ser seguro e capaz de estimular uma reação imunológica contra o novo vírus. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (18), pela empresa de biotecnologia e farmacêutica americana Moderna.
Segundo eles, os resultados são baseados na reação das oito primeiras pessoas que receberam, cada uma, duas doses da vacina, desde o mês de março. Os voluntários produziram anticorpos que foram testados em células humanas no laboratório e foram capazes de impedir a replicação do vírus, o principal requisito para uma vacina eficaz.
Os níveis dos anticorpos neutralizantes correspondiam aos encontrados em pacientes que se recuperaram após contrair a doença na comunidade.
A empresa informou ainda que está seguindo um cronograma acelerado com a segunda fase dos testes da vacina. Segundo eles, em breve mais 600 pessoas serão testadas. A terceira fase será no mês de julho e contará com a participação de milhares de pessoas saudáveis.
A Food and Drug Administration (FDA), o equivalente à Anvisa no Brasil, já deu sinal verde para a segunda fase dos testes.
Três doses da vacina foram testadas: baixa, média e alta. Os resultados informados nesta segunda-feira são relativos às doses baixa e média. A única reação adversa foram vermelhidão e uma sensação de dor muscular nos braços de um voluntário. A dose alta está sendo eliminada de estudos futuros porque as mais baixas parecem funcionar tão bem que ela não é necessária.
Distribuição da vacina
De acordo com o médico da empresa farmacêutica Moderna, Tal Zacks, caso a segunda fase de testes tenha um bom resultado, a vacina ficará disponível para uso generalizado entre o fim de 2020 a início de 2021. “Estamos fazendo o possível para chegar logo ao maior número possível de doses”, afirmou.

Bahia.ba*

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››