sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Caixa sofre tentativa de invasão hacker às vésperas de liberação do FGTS

Foto: Divulgação/ Caixa Econômica
Foto: Divulgação/ Caixa Econômica

A Caixa sofreu uma tentativa de invasão de hackers que obrigou o banco a tirar do ar o sistema que contém dados de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, e de trabalhadores. O caso ocorreu na última quarta-feira (14), segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com a publicação, o alvo dos invasores foi o banco de dados do Número de Identificação Social (NIS).
Esse número dá acesso a informações acerca do recolhimento e recebimento do FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e aposentadoria.
Em nota, a Caixa disse que “identificou, na noite de 14 de agosto de 2019, tentativa de acesso indevido ao sistema corporativo que possui informações cadastrais de cidadãos” e que tomou as medidas necessárias para “impedir a concretização de possíveis fraudes e garantir a segurança dos dados dos cidadãos”.
Segundo o banco, o ataque não atingiu o sistema que armazena informações do FGTS.
Afirmou ainda que utiliza as “melhores práticas” e ferramentas especializadas em segurança cibernética e atua constantemente na prevenção de eventuais ocorrências de fraudes.
A tentativa de invasão ocorre às vésperas da liberação de R$ 42 bilhões do FGTS de contas ativas (dos contratos atuais) e inativas (de contratos anteriores), cujo calendário de saques terá início no dia 13 de setembro.

Bahia.ba*

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››