TV Minha Notícia

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Anvisa reavaliará toxicidade de sete agrotóxicos; veja lista

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) divulgou uma lista de sete agrotóxicos que serão reavaliados quanto à toxicidade para a saúde humana nos próximos anos. 
Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor da área de toxicologia e regulamentação da agência, Renato Porto, explicou que essa é a primeira vez que a lista de prioridades de reavaliações é feita por meio de uma avaliação objetiva. Anteriormente as reavaliações aconteciam a partir de indicações externas feitas, por exemplo, pelo Judiciário.
Ainda de acordo com Porto, uma das motivações para essa mudança de critérios é a busca por diminuir o grau de toxicidade no Brasil. Aqui, o registro do agrotóxico não tem prazo de validade, portanto somente o método de reavaliação pode banir ou restringir o uso de certos produtos. 
Nesse processo, técnicos da Anvisa avaliam cada produto e analisam o potencial dano à saúde humana com base em estudos acadêmicos independentes e nas respostas produzidas pelas empresas que utilizam determinado ingrediente ativo.
Início do processo
Segundo a matéria, o processo de reavaliação do primeiro ingrediente ativo, o carbendazim, começa em dezembro. Essa substância é usada nas culturas de arroz, algodão, feijão, maçã e milho.
A Anvisa publicará um edital para que as empresas que utilizam o carbendazim em seus produtos apresentem estudos que mostrem a viabilização da permanência no mercado. Esse primeiro produto é um fungicida e é considerado o mais tóxico pela agência.
As empresas têm um período, ainda a ser determinado, para apresentar esses estudos. Enquanto isso, técnicos da Anvisa avaliam seguindo critérios de risco ao consumidor, ao trabalhador rural e ao potencial de comercialização do produto.
Em janeiro deve ser publicado o segundo edital, convocando as empresas a apresentar estudos sobre o também fungicida tiofanato metílico. Não há um prazo para que o processo termine, já que existem muitas variáveis em cada tipo de ingrediente ativo. O tempo médio de reavaliação é de oito meses a dois anos.
Veja a lista dos ingredientes que serão reavaliados
1- Carbendazim, fungicida
2- Tiofanato metílico, fungicida
3- Epoxiconazol, fungicida
4- Procimidona, fungicida
5- Clorpirifós, inseticida
6- Linurom, herbicida
7- Clorotalonil, fungicida

Bahia.ba*

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››