TV Minha Notícia

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Acordo trabalhista garante manutenção de Planserv para ex-funcionários da Ebal


Um acordo garante aos demitidos da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) algumas compensações, como acesso ao plano de saúde Planserv. O acordo foi assinado na última segunda-feira (20) entre ex-funcionários demitidos em massa e a Ebal. O acordo beneficia aproximadamente 1,7 mil empregados dispensados no ano passado pela empresa para viabilizar a venda dos ativos pelo Estado. O acordo foi encaminhado para o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na tarde desta terça-feira (21).

A negociação coletiva foi uma determinação judicial feita em resposta a ação civil pública movida pelo MPT contra a empresa por não ter negociado com os empregados antes de demiti-los coletivamente. O Governo do Estado da Bahia, detentor do controle acionário da Ebal, aceitou fazer o acordo após uma decisão da Justiça do Trabalho. A ação foi conduzida pela procuradora Rosineide Moura e o acordo foi negociado sob a mediação da procuradora Adriana Campelo.

Quem optar por ter acesso ao Planserv, deverá pagar contribuição mensal. O Governo tem o prazo de 30 dias, a contar da data da homologação do acordo, para enviar um novo projeto de lei destinado a alterar a legislação estadual vigente, a fim de cumprir obrigações previstas no documento. Ainda no acordo, ficou definido que a multa paga por danos morais coletivos pela Ebal, em outra ação movida pelo MPT, no valor de R$ 3 milhões, será revertida em indenização para os ex-empregados. Cada ex-funcionário terá direito a um valor calculado a partir do ingresso na Ebal através de concurso publicou ou os que estiverem dentro do prazo dos três anos que antecedem ao direito a aposentadoria. A indenização vai respeitar ainda o limite de R$ 10 mil. Caso o total das indenizações não liquide o montante pago como multa pela empresa, o valor será utilizado para pagamento de dívidas do processo.

A Ebal ainda se comprometeu a, no prazo de cinco dias, divulgar a relação com todos os nomes dos ex-empregados que se encaixem nas normas do acordo. Caso algum ex-funcionário não encontre seu nome e se enquadre nas especificações, terá prazo de cinco dias para comprovar junto à Ebal o termo de adesão individual. Os ex-funcionários que preencherem os requisitos do Planserv ou da indenização devem enviar requerimento para o endereço que deve ser informado pela Ebal no prazo de 30 dias a contar da data da assinatura do acordo.


Bahia Notícias

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››