quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Professores de Nilo Peçanha participam de Seminário Internacional sobre Educação do Campo

SHARE

 


Entre os dias 12 e 14 de novembro de 2024, o Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, foi palco de uma série de eventos dedicados à educação rural: o I Seminário Internacional de Educação do Campo e Educação em Territórios Rurais, o II Seminário Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo e o VI Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba. Com o tema central “Movimentos Sociais e Educação do Campo: protagonismo dos povos campesinos na apresentação das políticas públicas de educação”, o evento reuniu educadores, acadêmicos e pesquisadores de diversos países para um intercâmbio de experiências e conhecimento.


Representando o município de Nilo Peçanha, Paulo Ricardo, coordenador pedagógico dos Campos I e II, destacou a relevância da participação dos professores da rede municipal nos encontros, afirmando que a apresentação de seus trabalhos em um evento universitário não representa apenas um momento importante de aprendizado , como também proporcionou um espaço valioso de troca de ideias. “Foi uma excelente oportunidade para vivenciarmos novas perspectivas educacionais e termos de acesso ao conhecimento produzido por outros profissionais da área”, afirmou Paulo Ricardo. Ele enfatizou ainda que esses eventos possibilitam uma troca de saberes essencial para o fortalecimento do trabalho realizado em sala de aula.

Durante os três dias de evento, que contou com uma parceria de instituições renomadas, como a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade de Barcelona (Espanha), a Universidade Iberoamericana Ciudad de México (México) e a Universidade da República (Uruguai), educadores de Nilo Peçanha teve a chance de se aproximar de novas metodologias e inovações pedagógicas. Segundo Paulo, essa vivência foi essencial para reflexão sobre práticas e metodologias pedagógicas aplicáveis ​​ao contexto local.


“A troca de experiências é fundamental não só para que possamos compartilhar nossas práticas e reflexões, mas também para termos contato com novas metodologias e inovações pedagógicas, muitas vezes recebidas de realidades semelhantes ao nosso município”, completou o coordenador. A participação dos educadores de Nilo Peçanha destaca o compromisso da cidade em fortalecer a educação do campo, promovendo a formação continuada dos professores e investindo em práticas educacionais que atendem às necessidades dos alunos da zona rural.

Com a presença de acadêmicos e educadores de países da América Latina, África e Europa, o evento se mostrou um verdadeiro marco para o fortalecimento de políticas públicas que valorizam os povos campesinos e suas culturas, proporcionando uma educação mais inclusiva e exclusiva para o desenvolvimento das comunidades rurais. A reforçar o papel de Nilo Peçanha como um município empenhado em garantir uma educação de qualidade, que respeite e valorize a diversidade de seus alunos e professores.



Fonte/fotos: Ascom PMNPeçanha

SHARE

Author: verified_user

0 $type={blogger}: