O município-arquipélago, que tem relevância histórica nas batalhas que culminaram no 2 de julho, recebe o projeto Bahia: Memórias, Lutas e Liberdade, nesta quinta-feira (13).
Nesta quinta-feira, 13 de julho, na sede de Cairu, acontece a celebração dos 200 Anos da Independência do Brasil na Bahia.
O Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e o Prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, inauguram o marco alusivo à memória da consolidação da Independência da Bahia. O monumento possui uma QR Code, em que os cidadãos podem acessar e conhecer mais sobre a a participação de cada município e seus personagens.
A rota “Bahia: Memória de Lutas e Liberdade” remonta a trajetória dos eventos históricos e batalhas ocorridas, destacando algumas cidades baianas e sua importância, até o triunfo do exército Pacificador, culminando assim na Independência do Brasil na Bahia.
As atividades começam às 8h30, na Praça do Bosque.
O evento é uma realização da Fundação Pedro Calmon (FPC), em parceria com a Secult-BA e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cairu.
Localizada na Costa do Dendê, a Vila de Cairu foi alçada à cidade no ano de 1938 participando ativamente das lutas pela Independência da Bahia, ao lado de Valença, apoiando Cachoeira e Maragogipe na expulsão dos portugueses, o que de fato aconteceu em 2 de julho de 1823.
A celebração em Cairu conta com as unidades móveis que levará serviços e atendimentos das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e de Promoção de Mulheres (SPM), como a campanha “Oxe, Me Respeite”.
Estudantes poderão visitar a unidade móvel da BIBEX, do Sistema Estadual de Biblioteca Públicas (SEBP/FPC) e do Conselho Estadual da Juventude (COJUVE).
Confira a programação completa:
15h – Oficinas de lideranças estudantis – COJUVE
0 $type={blogger}: