Após grande comoção pela morte do garoto Gabriel Silva da Conceição Júnior, 10 anos, ao ser atingido por um tiro no pescoço no domingo (23), supostamente por policiais quando estava na porta de casa no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, a prefeita, Moema Gramcho (PT), em audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília, consegue garantias de doação de câmeras em uniformes dos agentes da Segurança Pública na cidade.
Participou do debate ainda, a coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tamires Sampaio.
O ministro Flávio Dino assegurou, por meio de convênio que será firmado por Lauro de Freitas, a instalação de câmeras para as fardas dos policiais e armas não letais para os Guardas Municipais . A medida, conforme a gestora, se deu para melhorar as condições de segurança não apenas em Lauro de Freitas, mas em toda a Bahia.
“Agradeço por ter sido bem recebida e pelo diálogo com o ministro Dino e a coordenadora do Pronasci, Tamires, que se colocaram à disposição e estão empenhados em seguir trabalhando para proporcionar mais segurança ao nosso povo e para que casos como o que vitimou o garoto Gabriel Silva da Conceição Junior, de apenas 10 anos, em Portão, não voltem a acontecer. Ao final da fala do ministro, não deu para segurar a emoção. Afinal de contas sou mãe e avó e me solidarizo com a dor dessa família e de todas que perderam seus entes queridos vítimas da violência. Sigamos juntos pela cultura da paz e não violência”, conclamou Moema, em suas redes sociais, sendo acolhida pelo ministro.
Moema não deixou de citar a preocupação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), junto a pasta de Segurança Pública, em apresentar uma resolutiva breve para a investigação acerca da morte do menino Gabriel.
O ministro não deixou de externar sua ‘grande’ solidariedade junto a família da criança e ‘de todas’ as vítimas da violência na Bahia, no país.
“Minha palavra é de solidariedade à família do Gabriel e de todas as vítimas de violência, de modo geral, em Lauro de Freitas e em todo o estado da Bahia. Nós estamos empenhados em fortalecer este trabalho conjunto com o Estado e com as prefeituras”, disse.
Por fim, o ministro reiterou que a pasta firmará um convênio, especificamente, com a prefeitura de Lauro de Freitas para implantação nos uniformes dos policiais, mas não deixou de pontuar tratar-se de programa que está na pauta do Governo Federal, inclusive, já em fase inicial.
“É um programa que nós estamos começando e a cidade de Lauro de Freitas vai ser contemplada”, afirmou Dino.
Conforme publicado pelo bahia.ba, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que os três policiais militares envolvidos na ação foram afastados de suas atividades nas ruas. Essa decisão veio após uma reunião entre o secretário Marcelo Werner e os familiares do menino ocorrida na terça-feira (25). Bahia.ba
0 $type={blogger}: