TV Minha Notícia

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Licitação publicada para revitalização do prédio da Câmara de Valença

 

A luta da atual mesa diretora da Câmara Municipal de Valença, comandada pelo vereador Fabrício Lemos, teve um avanço positivo. O prédio histórico será, finalmente, revitalizado. É o que diz o diário oficial do município do dia 20 de maio de 2022, que publicou o aviso de licitação para elaboração de projeto da reforma do imóvel mais importante da capital do Baixo Sul. Isso significa que a Prefeitura de Valença vai contratar uma empresa que, antes de reformar, deverá realizar estudos técnicos que avaliem o estado de sua estrutura e, depois disso, será elaborado um projeto que leve em conta a manutenção de sua  edificação genuína, tal como foi construída.

A possibilidade do monumento, que fica em frente ao Rio Una, ser requalificado e ainda presenvando a sua estética estilística, é um alívio para os atores culturais de Valença, em meio às ameaças de destombamento da antiga cadeia pública.

Segundo Fabrício Lemos, o antigo paço Municipal não é da Câmara, mas sim do povo de Valença, por ser considerado um patrimônio da cidade. Para ele, a missão de colocar o imóvel pra funcionar e novamente à disposição do público, não é fácil, mas ele acredita na conclusão e comemorou o passo dado.

Desde que assumiu a presidência da casa legislativa, o vereador Fabrício Lemos e demais parlamentares tem insistido pela reabertura da Câmara em seu local original, que está interditado há alguns anos, sustentado por escoras que ainda o mantém de pé.

Sem a “caneta” para executar, restou ao legislativo articular e solicitar apoio. Uma peregrinação em Salvador, visitas e reuniões ao Ipac e outros caminhos traçados marcaram o início da gestão do atual presidente.

Fabrício Lemos disse que considera uma “questão de honra” a entrega dessa obra e que tem esperança de conseguir realizar uma sessão lá ainda neste mandato.

“Reinaugurar a nossa casa será uma alegria. Estou focado nisso e o executivo finalmente atendeu a esse anseio popular que significa a 

a devolução de um magnífico patrimônio à população e a valorização da nossa história. Nesse local, passaram nossos ancestrais e as gerações devem ter a oportunidade de conhecer o enredo cultural de sua terra natal. Pra isso, é preciso manter a memória viva de nossa cidade. Seguimos na luta!”, ressaltou o presidente.



Baixo Sul em Pauta 

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››