TV Minha Notícia

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Bahia registra maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos

 


A Bahia está enfrentando a maior chuva para o mês de dezembro desde 1989. Em Itamaraju (no sul da Bahia) foi o município que mais choveu no Brasil, com 769,8mm (segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o que representa mais do quíntuplo da sua climatologia de dezembro (148,0mm).


A climatologia da chuva entre Setembro e Dezembro em Itamaraju (BA) é de 499,7mm, em Ilhéus(BA) é de 434,4mm, e em Porto Seguro (BA) é de 507,7mm. Assim, nesse período, as chuvas nessas regiões estão bem acima da sua média.


O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), desde a última sexta-feira (25), vem mantendo esforços para amenizar os estragos causados pelas fortes chuvas no interior do estado, realizando vistorias técnicas com sua equipe de fiscalização e monitoramento ambiental, nos municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste, com o objetivo de verificar os impactos nas barragens.


Durante as vistorias, foram constatadas barragens irregulares que se romperam no interior do estado, a exemplo de: Iguá, Jussiape e Quati. Foram realizadas, em conjunto com a Sudec, Bombeiros e prefeituras locais, ações de intervenções emergenciais a fim de evitar impactos para as comunidades locais.


Segundo o meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, o acumulado de chuvas “tem relação com a formação de corredores de umidade constantes, que vem da Amazônia, atualmente pelas ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que costuma trazer chuvas acima da média para o Nordeste do país e aumentar a frequência de formação das ZCAS, associada com o oceano atlântico, na altura da Bahia, que está bem mais quente que o normal, o que ajuda na maior evaporação de água, e consequentemente, em um maior volume de chuva, quando há sistemas meteorológicos atuando, sobre a faixa costeira e proximidades. Além do gradiente horizontal de temperatura do Oceano Atlântico entre a Região Sudeste e a Bahia, que ajuda a deixar as frentes frias mais estacionadas sobre a região, auxiliando na formação e organização, além da persistência de corredores de umidade da Amazônia à Bahia”.


De acordo com dados meteorológicos, os maiores acumulados de chuva entre às 09h do dia 23/12 e às 09h do dia 27/12 são:


– Valença, BA: 215 mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (64,9mm)

– Ilhéus, BA: 209mm, corresponde a 70,2% a mais da sua climatologia de dezembro (122,8mm)

– Salvador, BA: 188mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (58,1mm)

– Igrapiúna, BA: 202mm

– Camamu, BA: 196mm

– Barra do Rocha, BA:195mm

– Gandu, BA:188mm

– Itabuna, BA:187mm
Portal do Baixo Sul



0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››