Minha TV

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Governador anuncia licitação da estrada do Pratigi para janeiro de 2022

 


A recuperação do acesso é uma demanda antiga e que já foi solicitada por diversas lideranças políticas, associações, e a população em geral, bem como os turistas.

Em visita ao município de Nilo Peçanha, nesta quinta-feira (11), o Governador da Bahia, Rui Costa, deu a notícia mais aguardada pela população do Pratigi, em Ituberá, e pelo trade turístico regional.


Rui atendeu aos pedidos para a requalificação da BA 250, trecho que liga a BA 001 ao povoado do Pratigi e à praia que leva o mesmo nome, um trecho de cerca de 18 km.


Segundo Rui, o projeto que dará condições de se licitar a pista está em andamento na SEINFRA e deve ser finalizado até janeiro. “Com muito orgulho anuncio novas obras e estamos realizando o primeiro trecho da BA 001, que corta todo o litoral a Bahia e vai até o Extremo Sul. Anunciamos o primeiro trecho num total de R$ 50 milhões que vem da Ilha de Itaparica até o Baixo Sul.

“Nós estamos fazendo o projeto e até o mês de janeiro a gente conclui e assim que o projeto estiver pronto, a gente publica a licitação. São R$ 14 milhões que serão investidos nessa estrada, a BA 250 até Pratigi”, afirmou o governador.


Rui destacou a importância da estrada para a população local, para o turismo, para melhorar a integração, a atividade econômica e a geração de emprego.


A presidente da ASPRATI, Ângela Maria Cairo Santana, comemorou o sinal positivo do governador e disse que espera que a obra saia do papel. “Eu tinha certeza de que a gente ia conseguir a liberação dessa estrada, né. Tô muito feliz porque vai favorecer a todos do Pratigi”, comentou.


Jaqueline Mamédio, que também esteve à frente da mobilização desta quinta, disse que o momento é de comemorar, mas também de continuar na luta para que os benefícios cheguem de forma efetiva na comunidade e na Praia de Pratigi.


Além do pedido de recuperação da estrada, a ASPRATI também protocolou um ofício solicitando melhorias no fornecimento de energia elétrica, uma das maiores demandas do povoado.


Segundo a presidente do órgão, a solicitação já se encontra em estudos para licença ambiental no INEMA, e que a deputada Olívia Santana tem se empenhado junto ao órgão para acelerar a liberação da licença para que o projeto avance.


Da Redação | Fotos: Marcelo Dutra


Rui informou que conversou com a Prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, que reiterou o pedido de recuperação da estrada, que também beneficiará a comunidade Quilombola de Jatimane.


O pedido foi reforçado com a presença de representantes da ASPRATI, a Associação de Moradores e Comerciantes do Pratigi, que organizou uma caravana até Nilo Peçanha para entregar ao governador mais um pedido de recuperação da estrada, o que foi prontamente atendido pelo chefe do executivo baiano. Portal do Baixo Sul

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››