TV Minha Notícia

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Salles admite que incêndio no Pantanal é de ‘proporção gigantesca’


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, admitiu nesta terça-feira (15) que o incêndio no Pantanal é de “proporção gigantesca”.
Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, na manhã desta terça-feira, 15, no Jornal Gente, Ricardo Salles disse que “o prejuízo é grande”. Estima-se que entre 10 e 15% de área do bioma já tenha sido devastada pelo fogo.
O maior impacto atinge todo o conjunto das espécies de seres vivos na região. “De fato, o prejuízo na nossa fauna ele é grande. A flora e a parte de vegetação ela se recompõem. Agora não pode ser um fogo da proporção gigantesca que está sendo. Então, por isso, que estamos combatendo fortemente”, disse ele em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Segundo Ricardo Salles, além do clima seco, outra causa do incêndio no Pantanal são as restrições à utilização do fogo controlado,
“Nós precisamos ter essa visão, que certas técnicas conhecidas de maneiras centenárias, que é o uso de fogo controlado, a queima controlada, serve para limpar o pasto. Quando não faz isso, quando vem um incêndio, com todo o material depositado em solo, o incêndio se torna de muito maior proporção para além da questão climática”, declarou.
Para o ministro do Meio Ambiente, também há no país uma resistência a um bloqueador químico de fogo, o que, em sua avaliação, dificulta o combate às chamas. “No Brasil há uma resistência enorme dos órgãos ambientais em autorizar o que acaba tornando o combate ao incêndio menos eficaz”, disse. Bahia.ba

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››