TV Minha Notícia

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Mais de 12 mil contas no WhatsApp são clonadas diariamente no país, mostra pesquisa

 


Uma pesquisa do dfndr lab, laboratório de segurança da startup brasileira PSafe, apontou que mais de 12 mil contas de brasileiros no WhatsApp são clonadas por dia. Somente no mês de agosto, 377,3 mil contas foram atingidas — número 90% maior do que o registrado em janeiro deste ano. Os números são de uma reportagem do site da revista Exame.

De acordo com a publicação, o estado brasileiro mais atingido pelas clonagens foi São Paulo, com 68,5 mil afetados. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, com 41,4 mil e, depois, Minas Gerais, com 28,2 mil.

Na publicação do blog do laboratório de segurança, a PSafe afirma que “os golpistas sempre se aproveitam de temas em alta na mídia, como o próprio coronavírus, para criar estratégias e enganar as vítimas. Já identificamos golpes em que pessoas mal-intencionadas tentam se passar por pesquisadores do TeleSUS e até do Instituto DataFolha, alegando que estão fazendo pesquisas sobre a covid-19, e solicitando um suposto código de confirmação enviado para o celular do respondente para validar a pesquisa.

O código, na verdade, trata-se do PIN do WhatsApp, um código de segurança único que não deveria ser informado a terceiros, e é de posse desse código que os cibercriminosos conseguem acessar e sequestrar a conta de WhatsApp das vítimas”.

Para evitar golpes no aplicativo de mensagens é importante não passar dados pessoais e nem o código PIN do WhatsApp para terceiros e tomar cuidado com os links recebidos. Bahia.ba

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››