TV Minha Notícia

terça-feira, 5 de maio de 2020

Produção industrial cai 9,1% e tem pior mês de março desde 2002

Foto: José Paulo Lacerda/CNI
Foto: José Paulo Lacerda/CNI

A produção industrial brasileira caiu 9,1% em março, na comparação com fevereiro, segundo mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (5). Os números mostram um  forte impacto da pandemia de coronavírus no setor e na atividade econômica.
Uma reportagem do portal G1 diz que o resultado é o pior para meses de março da série histórica da pesquisa, iniciada no ano de 2002. É também a queda mensal mais acentuada desde maio de 2018 (-11%), quando o setor foi afetado pelas paralisações provocadas pela greve dos caminhoneiros.
Na comparação com o mês de março do ano passado, a queda foi de 3,8%, quinto resultado negativo seguido nessa comparação.
Com a queda do mês de março, a produção industrial passou a acumular no ano uma retração de 1,7%. Em 12 meses, tem queda de 1%.
Já a indústria, teve uma queda de 2,6% no 1º trimestre, na comparação com o 4º trimestre. Com o resultado de março, o patamar de produção voltou ao nível próximo ao de agosto de 2003, ficando 24% abaixo do pico histórico, alcançado em maio de 2011 – em fevereiro essa distância era de 16,4%.

Bahia.ba*

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››