segunda-feira, 3 de junho de 2019

Secretaria da Cultura de Cairu e Filarmônica Centro Popular Cairuense participam da Audiência Pública "As Filarmônicas da Bahia e Seus Desafios"


A Assembleia Legislativa, através da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, debateu, em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (28), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, as Filarmônicas da Bahia e Seus Desafios.  A centenária Filarmônica Centro Popular Cairuense esteve presente ao evento, bem como a secretária municipal da Cultura, Graça Peleteiro, em apoio aos pleitos dos músicos.

O objetivo da audiência foi justamente o fortalecimento das politicas voltadas às filarmônicas, instrumentos importantes para inclusão da juventude e para a cultura baiana.
O encontro foi proposto em abril pelo Movimento Filarmônicas Unidas, criado e liderado pelo maestro Fred Dantas. A principal reivindicação dos músicos lançada na audiência pública foi para que o Governo da Bahia publique, em caráter emergencial, um edital que contemple com, pelo menos, R$ 50 mil cada orquestra, “para nos soerguermos. Depois pensaremos no futuro”, anunciou Fred Dantas, que liderou na reunião 104 filarmônicas.

Segundo a diretora-geral da Fundação Cultural do Estado, Renata Dias, que participou da reunião representando a Secretaria da Cultura, o Governo tem uma prática de interlocução com a sociedade civil e as reivindicações são acolhidas como “um processo natural das estruturas democráticas”. A diretora considerou a audiência pública da Comissão de Educação da ALBA “extremamente relevante”, em especial se “considerarmos o significado das filarmônicas para os campos cultural e musical da Bahia”.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››