TV Minha Notícia

sábado, 20 de abril de 2019

Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Cairu busca solução para erosão marinha em Boipeba





Buscando soluções para erosão que atinge a Praia de Boca da Barra, em Boipeba,  a Prefeitura de Cairu, representada pelo engenheiro e secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura Benedito Passos, esteve hoje (18/04) acompanhado de Landim, geólogo, oceanógrafo e professor da UFBA; do ambientalista e engenheiro civil Durval Olivieir e do consultor técnico Cristopher reunidos com moradores e empresários analisando o local. Ano após ano, o mar tem avançado aproximando-se de casas e empreendimentos, já tendo causado danos diversos.
Publicada em novembro  de 2018 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a segunda versão de um levantamento do Programa de Geologia e Geofísica Marinha, uma rede de instituições científicas brasileiras, indicou que a erosão e o acúmulo de sedimentos, a chamada progradação, atingem cerca de 60% dos 7,5 mil quilômetros do litoral brasileiro. Como a primeira versão do levantamento, de 2003, indicava uma erosão costeira da ordem de 40% do litoral, algo como 3 mil km, a erosão aumentou  50%, agora chegando a 4.500 km. O impacto é maior nas regiões Norte e Nordeste, com 60% a 65% do litoral atingido pela erosão, segundo o relatório Panorama da Erosão Costeira no Brasil.
De acordo com o secretário Benedito Passos, o estudo das soluções será aprofundado. "Sabemos da gravidade do problema da erosão em Boca da Barra, por isso mesmo buscamos acompanhamento técnico especializado e experiência, para fazer um diagnóstico e propor a melhor solução compatível com as leis ambientais", destacou o engenheiro.

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››