TV Minha Notícia

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Cairu e SESAB realizam mutirão de combate ao glaucoma


Com o objetivo de combater e prevenir doenças oculares, a Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria da Saúde, e em parceria com a SESAB, realizou no último dia 14 um mutirão de combate ao glaucoma beneficiando pacientes de todas as ilhas. A triagem foi realizada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde focando em pessoas com lesão ocular ou com histórico de doença ocular /cegueira na família, ou que fazem parte do grupo de risco: acima de 50 anos de idade, hipertensos e diabéticos. Após essa triagem inicial, os pacientes foram encaminhados por transporte cedido pela administração municipal para Sede do município, onde passaram por exames gratuitos para detecção precoce da doença, que não tem reversão do quadro.
Dos 246 pacientes encaminhados para os exames, 63 foram diagnosticados com glaucoma e 37 com catarata, esses serão encaminhados para procedimento cirúrgico. Os pacientes com glaucoma receberão gratuitamente o colírio para o tratamento da doença. A secretária de saúde, Italuana Guimarães, destacou a importância da ação. “O glaucoma tem maior prevalência em pessoas com histórico familiar e é uma doença silenciosa, mas que pode ser prevenida e controlada. O paciente beneficiado com o projeto recebe acompanhamento médico gratuito, inclusive com acesso a colírios de alto custo. Com esta iniciativa, estamos assegurando a qualidade de vida de diversos cairuenses que terão a visão mantida”, pontuou a secretária.
Esse é o segundo mutirão relacionado a doenças oculares realizado pela Secretaria de Saúde de Cairu. Em dezembro de 2018, um mutirão de cirurgias de catarata foi realizado, devolvendo à visão para 42 cairuenses.   Jornal do Baixo Sul

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››