TV Minha Notícia

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Câmara de vereadores de Cairu retorna os trabalhos legislativos



Aconteceu na tarde da última sexta feira (15), a sessão de reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Cairu. Com a presença de todos os nobres edis, do Procurador do Município Alcides Bulhões, da Secretária de Educação Luana Figueiredo, do vice prefeito Maneca Ché, da imprensa, sociedade civil e funcionários, o presidente da Casa Vereador Abdon Ché abriu a sessão passando a palavra para o primeiro secretário vereador Cláudio Brito o qual fez a leitura da ordem do dia e apresentou as comissões permanentes da Câmara com seus respectivos vereadores.

O presidente Abdon Ché falou que daria encaminhamento das indicações lidas e ofícios enviados à mesa diretora para as secretarias e instituições responsáveis.
Durante a sessão os vereadores fizeram seus pronunciamentos no pequeno e grande expediente: O vereador Diego Meireles fez cobranças à Embasa sobre os problemas existentes com o abastecimento nas Ilhas, além de questionar sobre a convocação parcial e não integral, dos guardas municipais que passaram no concurso; Diego ainda fez contundentes comentários sobre muitos veículos que tiveram autorização para hoje estarem circulando nas Ilhas. 

O vereador Tião também comentou sobre os problemas de abastecimento da Embasa, ainda fez indicação para construção de uma rotatória antes de chegar em Moreré para desafogar o estacionamento de vários tratores, quadriciclo e motos que ficam no receptivo. O vereador Pikuí questionou pela não convocação dos salva-vidas, sobre a falta de organização dos transportes no Morro de São Paulo e também falou sobre a necessidade de reformar a ponte de embarque e desembarque do Morro que hoje não oferece a segurança necessária para os usuários; Pikuí ainda comentou sobre a falta de ações e parcerias da secretária de saúde do município. 

O vereador Antonio Paulo fez indicações para determinar um local para estacionamento dos transportes que circulam no Galeão. O Vereador Renato se mostrou preocupado com as condições precárias dos ônibus que fazem o transporte da educação no Zimbo e fez críticas à atuação da secretária de saúde, Italuana. O vereador Balbino solicitou que a empresa RS realize troca das lâmpadas antigas; solicitou também que a secretaria de Infraestrutura avalie a situação do cabeamento de Canavieiras e Tapuias; Balbino ainda fez indicação para que seja ordenado o transporte no Morro de São Paulo e parabenizou o prefeito pelo início das obras na estrada de Torrinhas. 


O vereador Elielson solicitou que o Galeão seja contemplado com os recursos da TUPA, cobrou reforma na Bateira e também fez questão de deixar claro que continua fazendo parte da bancada de oposição. O vereador Jhon Kennedy cobrou a contratação de zeladores para os cemitérios, solicitou que haja transporte em Graciosa para os alunos que estudam em Valença e fez indicação para que seja feita reforma no campo de futebol de Cairu. 

O vereador Ivan de Santana fez indicação para que a secretaria de Meio Ambiente faça limpeza das fontes além de fazer campanhas de conscientização; solicitou também que seja feita a reforma do píer de Garapuá e ainda comentou sobre os problemas de abastecimento da Embasa. 

O vereador Cláudio Brito desejou ótimo retorno aos nobres edis e que o mesmo continuará cumprindo com suas funções em mais um ano que vem pela frente. Finalizando as palavras, o presidente vereador Abdon Ché falou da independência do legislativo mas destacou a harmonia entre os poderes para o desenvolvimento de Cairu, agradeceu aos pares pela confiança de conduzi-lo há mais dois anos como presidente da casa e que o objetivo é trabalhar para o bem dos cairuenses.
Apesar de ser uma sessão festiva onde tem sempre a palavra do executivo, o prefeito por está em viagem não compareceu, fazendo com que os vereadores votasse projetos ainda nessa primeiro sessão do ano. 

Entre os projetos analisados foi aprovado em primeira votação  o projeto de lei que dispõe o reajuste dos salários dos agentes comunitários de saúde e endemias, além da remuneração para os agentes comunitários de saúde. Outro projeto que foi aprovado em primeira votação foi o que autoriza ao executivo realizar concurso através de REDA para professores lecionarem no município.
O presidente encerrou informando que a próxima sessão será sexta feira (22/02) às 14 horas.



0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››