TV Minha Notícia

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Programa Municipal de Desenvolvimento do Artesanato Cairuense começa a dar frutos


O Programa Municipal de Desenvolvimento do Artesanato Cairuense implantado pela Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria da Cultura, no primeiro semestre deste ano já começa a dar frutos. Com o apoio da iniciativa, oito artesões cairuenses foram selecionados para participar do Sebratec, programa do Sebrae que promove o acesso de pequenos negócios a soluções em áreas de conhecimento da inovação.
O parâmetro para seleção dos artesões foi a técnica utilizada. Dentre os selecionados, seis são de Morro de São Paulo e dois da Gamboa. Além de Cairu, a região do BaixoSul também terá mais oito artesões inseridos na capacitação que terá duração de dois anos. Os artesões cairuenses comprometeram-se em aplicar o conteúdo aprendido na consultoria.
“O Sebrae em parceria com a Secretaria de Cultura, incentiva e apoia iniciativas que agreguem valor as atividades ligadas à cultura, economia criativa, artesanato e demais produções locais. Através da realização da consultoria em inovação – design de artesanato, visamos apoiar e orientar os artesãos, no desenvolvimento de novos produtos, bem como, de nova coleções. Através da introdução de design nos produtos, sem a perda de aspectos iconográficos e consequentemente valorizando a cultura da região”, ressaltou a gestora do Projeto de Turismo na Costa do Dendê pelo Sebrae, Maria Guadalupe.
De acordo com a Secretaria de Cultura, Graça Peleteiro, a conquista é para o artesanato cairuense que conseguirá com a ação ter mais visibilidade e consequentemente mais demanda, o que significa maior lucratividade para estes artistas que moldam com as mãos a cultura cairuense.
Na última quinta-feira (13), no Auditório da Fortaleza do Morro de São Paulo, os selecionados participaram da primeira apresentação do Sebratec. Na oportunidade, o design Rodrigo Lyra falou sobre a representação de símbolos culturais, históricos e artísticos que podem estar refletidos na produção artesanal. A partir de agora, começará uma sequência de visitas nos ateliês e análise de material de produção.




Jornal do Baixo Sul

0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››