Inline Banner Index Page – 728 x 90 Meio NILO

 


Foto: Alberto Maraux/SSP

Salvador aparece entre as capitais brasileiras com pior qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) 2026, divulgado nesta quarta-feira (20). A capital baiana registrou 62,18 pontos, ficando abaixo da média nacional (63,40) e ocupando a 4ª pior posição no ranking entre as capitais do país.

O levantamento aponta que os principais gargalos da cidade estão relacionados às necessidades humanas básicas, indicador que avalia acesso a alimentação, saúde, moradia, saneamento e segurança. Esse foi o componente que mais puxou o resultado da capital para baixo.

No ranking geral, Salvador ficou atrás apenas de Porto Velho (58,59), Macapá (59,65) e Maceió (61,96), que registraram os piores desempenhos entre as capitais brasileiras.

Por outro lado, o estudo mostra que Curitiba lidera o índice de qualidade de vida no país, com 71,29 pontos, seguida por São Paulo (70,64), Brasília (70,23), Campo Grande (69,77) e Belo Horizonte (69,66), todas com pontuações superiores à média nacional.

O IPS é calculado a partir de 57 indicadores sociais e ambientais, organizados em três grandes eixos: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades, que medem desde condições essenciais de vida até acesso à educação e direitos individuais.

O estudo é produzido por organizações como Social Progress Imperative, Imazon, Amazônia 2030, Fundación Avina e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

Fonte: Bahia.ba

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem