Foto Divulgação
Prefeitos de diversos municípios baianos discutiram, nesta quarta-feira (4), critérios para a contratação de atrações artísticas dos festejos juninos de 2026. A reunião ocorreu na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) e resultou na elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), construído em conjunto com o Ministério Público, com o objetivo de estabelecer limites de gastos e reforçar a responsabilidade fiscal.
Entre os principais pontos acordados está a definição de um teto de R$ 700 mil por apresentação artística. Também ficou estabelecido que artistas contratados no ano anterior não poderão receber reajustes acima da inflação. Além disso, os municípios deverão limitar os gastos totais com eventos em 2026 ao valor executado em 2025, acrescido apenas do índice inflacionário.
Outro critério discutido prevê que Parcerias Público-Privadas (PPPs) também sigam as mesmas regras, com a finalidade de ampliar a transparência e evitar práticas consideradas abusivas na definição dos cachês, preservando recursos destinados a áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.
O presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou que a medida busca atender às cobranças da sociedade por maior transparência na aplicação dos recursos públicos. “É uma resposta ao clamor da opinião pública, dando lisura ao gasto. A inflação subiu 4,6%, o piso do professor subiu 5,4%, então achamos razoável que se avalie esses aumentos de cachês de forma desproporcional”, afirmou o gestor, que também é prefeito de Andaraí.
O encontro reuniu representantes de municípios conhecidos pelas grandes festas juninas, como Serrinha, Jequié, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Ibicuí, Capim Grosso, Ipirá e Conceição da Feira. Segundo Cardoso, houve adesão dos prefeitos à proposta. “Estão em uma felicidade tão grande, de poder fazer uma boa festa sem comprometer os recursos da educação, infraestrutura, saúde e mudar a imagem que a população tinha dos prefeitos”, declarou.
Fonte: PortalBahia.ba

Postar um comentário