sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Concessionária Ponte Salvador-Itaparica nega que exigências da Marinha tenham paralisado obras da ponte

SHARE


 A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica esclareceu em nota, publicada nesta quinta-feira (19) que os trabalhos da obra continuam sendo executados.

A nota vem como resposta a matéria do colunista do Jornal Correio, Jairo Costa Júnior. Em seu texto Jairo afirmou que exigências feitas pela Marinha do Brasil, para autorizar a construção da Ponte Salvador-Itaparica, paralisaram por tempo indefinido o início das obras.

O colunista chegou a elencar diversos pontos que teriam contribuído para a paralisação, entre eles “a elevação do orçamento previsto no contrato de concessão com o consórcio chinês”. Uma  realocação do canal de acesso ao Porto de Salvador e mudanças no traçado também foi citada pelo colunista e negada pela concessionária.

Leia a nota completa abaixo:

“A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica esclarece que os trabalhos para a obra do empreendimento continuam sendo executados normalmente e que a Marinha está unindo esforços e atuando em conjunto com a Concessionária e o Governo para acelerar todos os serviços.

Estimada em R$ 120 milhões, a dragagem foi solicitada pela Marinha, após estudos feitos pela Concessionária, para aumentar a segurança das embarcações e, para isso, os navios passarão a navegar por um novo canal. Já foi concluído o projeto executivo da dragagem da área de acesso ao porto de Salvador e os serviços no mar começam ainda neste primeiro semestre.

Já com relação ao vão central, não houve mudança na localização desse trecho da ponte desde que a Concessionária venceu o leilão em dezembro de 2019.”

Nota da Marinha do Brasil 

Na nota a Marinha reitera que as feitas pela Marinha não causaram nenhum tipo de atraso à construção da ponte. O órgão ainda  ressaltou “que o atendimento aos aspectos apontados para alterar alguns itens do projeto será indispensável para a segurança das manobras dos navios que demandarão os Portos da Baía de Todos-os-Santos após o término da obra”. 

Leia a nota:

“Em relação à nota “Exigências da Marinha paralisaram construção da Ponte Salvador-Itaparica”, publicada na coluna “Satélite”, do Jornal Correio, no dia 19 de janeiro de 2023, relativa às obras da ponte que ligará Salvador a Itaparica, na Bahia, a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 2° Distrito Naval, esclarece que as exigências feitas pela Marinha não causaram nenhum tipo de atraso à construção da ponte.

Dentro da sua esfera de competência, a MB, por meio de suas Capitanias, Delegacias e Agências, dentre outras atribuições, analisa, emite parecer e fiscaliza a realização de obras
sobre as águas jurisdicionais brasileiras, no que tange à segurança da navegação e ao ordenamento do tráfego aquaviário.
Sobre o trecho “condições estabelecidas pelos militares impõem alterações substanciais no projeto original”, cabe informar que os aspectos apontados pela Capitania dos Portos da Bahia para a obtenção do parecer favorável às obras de construção da ponte
Salvador-Itaparica foram feitas de acordo com o previsto nas Normas da Autoridade Marítima que estabelecem procedimentos para padronizar a solicitação de parecer para a realização de obras sob, sobre e às margens das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), no que concerne ao ordenamento do espaço aquaviário e à segurança da navegação. Ressalta-se que o parecer da Marinha não exime o interessado das obrigações perante outros órgãos
competentes das esferas federais, estaduais, municipais e responsáveis pelo controle da atividade em questão.





Blog do Valente

SHARE

Author: verified_user

0 $type={blogger}: